Tipos e funções dos cuidadores!

18 de novembro de 2019 by Bio House Terapias0
cuidados-paliativos1-1-1200x680.jpg

O Cuidador de Idoso, como o próprio nome diz, cuida e auxilia as pessoas idosas em sua rotina e atividades diárias.

cuidador idoso

O Cuidador Infantil, ou Cuidador de Desenvolvimento Infantil, auxilia crianças compatologia ou síndrome; além de cuidar e auxiliar na rotina e atividades da criança, participa do processo escolar. Vale salientar que Cuidador Infantil não é babá ou baby sitter; são funções distintas e o cuidador infantil deve ter conhecimento de cuidados em saúde e desenvolvimento infantil.

cuidador de criança

Outro fato é que muitas famílias buscam nas ações judiciais auxiliares de enfermagem 12 ou 24 horas como instrumento de fuga da sua responsabilidade e de delegar sua obrigação de cuidar do idoso ou da criança para a operadora de saúde e não contratar o cuidador. Lembrando que o Programa de Assistência Domiciliar é para pacientes de alta complexidade e que mesmo com equipe de enfermagem no domicílio é necessária a figura do cuidador profissional ou familiar.

Funções do cuidador

  • Ajudar, estimular e realizar, caso seja indispensável, as atividades de vida diária, ou seja, as higienes pessoal e bucal, alimentação, locomoção etc.
  • Cuidar do vestuário (organizar a roupa que vai ser usada, dando sempre à pessoa idosa o direito de escolha), manter o armário e os objetos de uso arrumados e nos locais habituais; e cuidar da aparência do paciente (cuidar das unhas, cabelos) de modo a aumentar sua autoestima.
  • Facilitar e estimular a comunicação com o paciente, conversando com ele ouvindo-o; acompanhando-o em seus passeios e incentivando-o a realizar exercícios físicos, sempre que autorizados pelos profissionais de saúde, e a participar de atividades de lazer. Desta forma, ajudará a sua inclusão social e a melhorar sua saúde.
  • Acompanhar o paciente nos exames, consultas e tratamentos de saúde,e transmitir aos profissionais de saúde as mudanças no comportamento, humor ou aparecimento de alterações físicas (temperatura, pressão, sono etc.).
  • Cuidar da medicação oral do paciente em dose e horário prescritos pelo médico. Em caso de injeções,mesmo com receita médica, é proibido ao cuidador aplicá-las. Ele deverá recorrer a um profissional da área de enfermagem.
  • Estimular a autossuficiência da pessoa idosa. Por isso o cuidador deverá, sempre que possível, fazer com ela e não para ela.
  • Assistir a pessoa idosa ou com deficiência a movimentar-se dentro de sua casa.
  • Ajudar na higiene e cuidados pessoais do paciente (pentear, tomar banho etc.).
  • Procurar proporcionar conforto e tranquilizar o paciente em situações de crise (p. ex.,quando fica agitado ou ansioso).
  • Ajudar na comunicação com os outros, quando existem dificuldades para expressar-se.
  • Desenvolver atividades de estímulo/comunicação motoras e cognitivas, de acordo com orientações.
  • Auxiliar nas atividades de relações sociais.

 

Trecho do Livro: Profissionais da Saúde e Home Care.

Ano: 2017

Editora Revinter – 1ª edição

Proibido o uso do conteúdo total ou parcial, sem autorização.

Direitos reservados a BioHouse Terapias.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Você profissional de uma das seguintes áreas venha ser um franqueado: fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

Notícias Recentes

Copyright BiohouseTerapias 2019. Todos os direitos reservados