Tipos e funções dos cuidadores!

O Cuidador de Idoso, como o próprio nome diz, cuida e auxilia as pessoas idosas em sua rotina e atividades diárias.
O Cuidador Infantil, ou Cuidador de Desenvolvimento Infantil, auxilia crianças compatologia ou síndrome; além de cuidar e auxiliar na rotina e atividades da criança, participa do processo escolar. Vale salientar que Cuidador Infantil não é babá ou baby sitter; são funções distintas e o cuidador infantil deve ter conhecimento de cuidados em saúde e desenvolvimento infantil.
Outro fato é que muitas famílias buscam nas ações judiciais auxiliares de enfermagem 12 ou 24 horas como instrumento de fuga da sua responsabilidade e de delegar sua obrigação de cuidar do idoso ou da criança para a operadora de saúde e não contratar o cuidador. Lembrando que o Programa de Assistência Domiciliar é para pacientes de alta complexidade e que mesmo com equipe de enfermagem no domicílio é necessária a figura do cuidador profissional ou familiar.
Funções do cuidador
- Ajudar, estimular e realizar, caso seja indispensável, as atividades de vida diária, ou seja, as higienes pessoal e bucal, alimentação, locomoção etc.
- Cuidar do vestuário (organizar a roupa que vai ser usada, dando sempre à pessoa idosa o direito de escolha), manter o armário e os objetos de uso arrumados e nos locais habituais; e cuidar da aparência do paciente (cuidar das unhas, cabelos) de modo a aumentar sua autoestima.
- Facilitar e estimular a comunicação com o paciente, conversando com ele ouvindo-o; acompanhando-o em seus passeios e incentivando-o a realizar exercícios físicos, sempre que autorizados pelos profissionais de saúde, e a participar de atividades de lazer. Desta forma, ajudará a sua inclusão social e a melhorar sua saúde.
- Acompanhar o paciente nos exames, consultas e tratamentos de saúde,e transmitir aos profissionais de saúde as mudanças no comportamento, humor ou aparecimento de alterações físicas (temperatura, pressão, sono etc.).
- Cuidar da medicação oral do paciente em dose e horário prescritos pelo médico. Em caso de injeções,mesmo com receita médica, é proibido ao cuidador aplicá-las. Ele deverá recorrer a um profissional da área de enfermagem.
- Estimular a autossuficiência da pessoa idosa. Por isso o cuidador deverá, sempre que possível, fazer com ela e não para ela.
- Assistir a pessoa idosa ou com deficiência a movimentar-se dentro de sua casa.
- Ajudar na higiene e cuidados pessoais do paciente (pentear, tomar banho etc.).
- Procurar proporcionar conforto e tranquilizar o paciente em situações de crise (p. ex.,quando fica agitado ou ansioso).
- Ajudar na comunicação com os outros, quando existem dificuldades para expressar-se.
- Desenvolver atividades de estímulo/comunicação motoras e cognitivas, de acordo com orientações.
- Auxiliar nas atividades de relações sociais.
Trecho do Livro: Profissionais da Saúde e Home Care.
Ano: 2017
Editora Revinter – 1ª edição
Proibido o uso do conteúdo total ou parcial, sem autorização.
Direitos reservados a BioHouse Terapias.