Participação da Família na Assistência Domiciliar

7 de novembro de 2019 by Bio House Terapias0
importancia-assistencia-domiciliar.jpg

Qual pode ser a participação da família na assistência domiciliar?

Para a maioria dos pacientes do Programa de Assistência Domiciliar, a participação da família em sua recuperação é uma influência positiva, não só do ponto de vista clínico, mas também do psicológico, uma vez que a tendência é sempre uma colaboração mais eficiente entre profissionais de saúde, família e paciente.

Nos casos de internação domiciliar, isto é, quando o paciente tem uma condição mais grave e alto grau de dependência, a colaboração familiar continua sendo importante; no entanto, seus membros devem preparar-se para significativas alterações de sua rotina doméstica. Principalmente nos casos de doenças crônicas ou incapacitantes, a convivência com o paciente pode gerar dor e sofrimento nos entes queridos.

Algumas concessões de privacidade também são necessárias para permitir a presença da equipe de profissionais de saúde dentro da residência. É preciso que um familiar esteja sempre disponível, evite ausência prolongada e mantenha o alerta frente a uma possível piora do estado de saúde do paciente.

participação familiar

Tais pressões podem requerer apoio psicológico e, por isso, o psicólogo ou o assistente social podem, quando necessário, integrar a equipe de Home Care. Algumas vezes o envolvimento compulsivo da família, a sensação de culpa ou estorvo podem gerar conflitos que afetem a relação comos profissionais e com o próprio paciente.

Além disso,os familiares devem estar conscientes do grau de complexidade da doença e ter noção dos possíveis insucessos do tratamento. Independentemente da evolução do paciente, a família e, sobretudo, o cuidador precisam estar seguros de que estão contribuindo da melhor maneira possível e cientes de que medidas “heroicas”, além de desgastá-las emocionalmente, podem não ter resultado prático.

 

Trecho do Livro: Profissionais da Saúde e Home Care.

Ano: 2017

Editora Revinter – 1ª edição

Proibido o uso do conteúdo total ou parcial, sem autorização.

Direitos reservados a BioHouse Terapias.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Você profissional de uma das seguintes áreas venha ser um franqueado: fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

Notícias Recentes

Copyright BiohouseTerapias 2019. Todos os direitos reservados