Paciente: Rotina X Rigidez

O paciente precisa de uma rotina pré-estabelecida com flexibilidade e não rígida.

A rigidez deixa paciente incomodado, mesmo família e cuidador achando que é bom, para bem dele.

Um rotina rígida traz desconforto emocional para paciente e para equipe que muitas vezes não se adaptada e gera um excesso de rotatividade de profissionais.

A rigidez engessa há equipe multidisciplinar; alguns aspectos emocionais os profissionais de dificuldade desenvolver trabalho, explorar potencialidades do paciente e de evoluir em padrões rígidos e dolorosos para os envolvidos.

Muitos pacientes com excesso por parte dos cuidadores e familiares acabam optando pela crise de ausência, fuga, sonolência constante, sono vira fuga e o silêncio grita.

A flexibilização provoca novas conexões cerebrais no paciente; as fugidas da rotina rígida é eficaz para saúde mental do paciente.

A medicação deve ser tomada em hora certa; os demais aspectos do cuidado pode ser facilmente flexibilizado como: banho, banho de sol, alimentação, terapias, horários etc…

Devemos ter consciência que o cuidador é gestor do tempo do paciente e deve passar leveza e não reclamação, murmura mento e problemas de vida diária tipo: “o profissional xxx está atrasado”, “eu não tenho dinheiro” etc em muitos momentos o paciente deve ser poupado e não pilhado pelo cuidador.

A paz é semeada pela leveza e paciência diária. Seja leve, seja luz, seja bom ! Esse é grande segredo da Saúde Mental !