OBESIDADE INFANTIL  

7 de janeiro de 2020 by Bio House Terapias0
obesidade_infantil-1200x819.png

Conceitos

Esse é um tema de extrema importância devido à sua pandemia mundial. O OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Nosso país que há pouco vivera na desnutrição, hoje tem uma participação ativa nos números da obesidade infantil no mundo.

Em 2006 a prevalência de obesidade em crianças e adolescentes era de 16,8%. Já em 2016, a prevalência passou para 21,7% (Lancet). No Brasil a estimativa geral está em torno de 15%. Segundo dados da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), temos:

 

Devemos entender que a obesidade é uma doença crônica, não transmissível e multifatorial (sofre influências comportamentais, ambientais e genéticas).

De um modo muito suscinto e resumido existe um desequilíbrio no balanço energético, ou seja, entre a quantidade de energia consumida e gasta. Muitas calorias chegam ao organismo, poucas são gastas e o que sobra é armazenado principalmente na forma de gordura corporal.

O consumo dos alimentos ultra processados, o sedentarismo, o desmame precoce, a baixa ingesta de alimentos naturais são os principais fatores envolvidos. Existem casos raros de obesidade causada por uma doença monogênica ou obesidade fazendo parte de algumas síndromes, como a Síndrome de Prader Willi.

Diagnóstico

O acompanhamento rotineiro com o Pediatra é essencial para a prevenção e/ou para um diagnóstico precoce, preferencialmente que o sinal de alerta já desperte quando a criança chega no Sobrepeso.

Tratamento

O acompanhamento médico e medicamentoso é essencial. Além do acompanhamento semanal, quinzenal ou mensal na Nutricionista é imprescindível para sucesso do tratamento, a frequência dessas consultas é firmada em comum acordo paciente e profissional, ambos devem está abertos para mudanças e êxito do tratamento.

Além da prática rotineira de atividade física, ter cuidado com o tempo total que a criança é deixada na frente das telas (aqui vale a TV, o vídeo-game, os tablets, os celulares, ou qualquer equipamento eletrônico).

Hoje em dia percebemos que o melhor tratamento é aquele que o paciente e seus familiares conseguem realizar. Não existe uma única forma de orientar, uma dieta específica, um exercício ideal. O que a equipe deve almejar é um tratamento individualizado, focado nas necessidades de cada família.

Sim, a obesidade é uma questão familiar. Para que a criança consiga atingir uma recomendação, é necessário que o ambiente e as pessoas que lá habitam, estejam preparados e colaborativos para ajudar que a recomendação se transforme em ação. Isso se torna especialmente importante para aquelas famílias que tem um filho obeso e outro não.

Por isso, antes de pensar ou falar que a mudança é devido a obesidade, com objetivo de perder peso, talvez seja melhor falar em mudanças para ter mais saúde ou porque faz bem para o corpo… Assim fica mais fácil para as crianças absorverem a nova rotina.

Caso você tenha gostado dessa informação compartilhe e agende uma Consulta na Primeira Franquia de Reabilitação do Brasil, Clínica ou no Home Care da BIOHOUSE TERAPIAS.

Nossa missão reabilitar e lhe proporcionar o melhor atendimento venha para Clínica BIOHOUSE Terapias nossas especialidades são: fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia.

           Nosso endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 118 Sala 2403 – andar 24 – Centro de São Paulo – SP.

E atendemos também atendimento domiciliar (home care), o custo deslocamento é passeado no CEP de atendimento entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 96497-8157 e passamos valor da consulta.  Agende


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Você profissional de uma das seguintes áreas venha ser um franqueado: fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

Notícias Recentes

Copyright BiohouseTerapias 2019. Todos os direitos reservados