Retardo da linguagem. O que é a Dislalia?

8 de agosto de 2015 by admin0
liguagem.jpg

O que é  Retardo da linguagem  (RAL) ?

A sigla RAL representa o  Retardo de Linguagem, é um tipo de comprometimento no processo evolutivo da aquisição da linguagem.

O termo “Retardo” faz menção aquilo que está anormal, ou seja fora do padrão de normalidade.

O termo “Normalidade” é aplicado para crianças  em condições favoráveis de crescimento adquirem linguagem no decorrer do segundo ano de vida; porém existe uma variação cronológica individual para mais ou para menos.

Qual a Causa  do Retardo da linguagem  (RAL) ?

A causa tem fatores individuais ou ambientais; sejamos abaixo:

Os fatores do  plano Individual tem como pano de fundo as condições orgânicas e afetivas.

Os fatores do plano Ambiental podem considerar aspectos sócio-familiares e as oportunidades de Aprendizagem.

Quais os tipos de Retardo da linguagem  (RAL) ?

O Retardo de linguagem com ausência de conduta simbólica. A Comunicação verbal é ausente e os gestos simbólicos também são ausentes.

O Retardo de linguagem com presença de conduta simbólica; embora a criança já esteja usando sílabas, palavras e frases simples para se comunicar têm uma linguagem que não se desenvolve com a mesma velocidade constatada na evolução das demais crianças.

As crianças nessa circunstância de Retardo de Linguagem (RAL) com presença simbólica apresenta  o distúrbios articulatórios na emissão dos fonemas que se apresentam com alterações; apresentando vocabulário restrito, dificuldades em elaborar frases e dificuldades de compreensão e etc…

O Retardo Simples de Linguagem está associado a um desequilíbrio orgânico é muito comum no caso de deficiente auditivo (DA); pois existe um impedimento sensorial e físico que compromete a aquisição de linguagem.

O Retardo de Linguagem pode evoluir?

O Retardo de Linguagem (RAL) pode evoluir a crianças começa falando tardiamente e em certo momento começa adquirir linguagem; porém não evoluí de maneira satisfatória. E com o passar  do tempo evoluí para um Distúrbio de Aprendizagem, Distúrbio de leitura-escrita na fase escolar.

Por outro lado, vemos crianças que tinham o Atraso de Aquisição de Linguagem, que conseguiram superar o problema. E que não houve um caráter evolutivo do Retardo de Linguagem (RAL).

Mito: Que o aparecimento da Linguagem é só uma questão de tempo, do crescimento e amadurecimento de cada criança e que pode esperar até 4, 5 ou 6 anos isso é um erro , no momento que se percebe a dificuldade tem buscar prevenção ou tratamento.

O Retardo da Linguagem (RAL) está descrito dento do Código Internacional das Doenças  – CID 10 como: Os transtornos do desenvolvimento da fala e da linguagem estão incluídos em F80- F89.

Como Tratar Retardo da Linguagem (RAL) ?

O atendimento deve acontecer de maneira multidisciplinar entre médico pediatra, fonoaudiologia, família e quando houver necessidade intervenções com psicologia.

As sessões de fonoaudiologia deverá ter permanência semanal com tempo estimado de  40 minutos para não cansar mentalmente a criança.

“Direitos reservados ao autor do Texto. Não pode ser reproduzido sem o devido crédito parcial ou integral.”


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Você profissional de uma das seguintes áreas venha ser um franqueado: fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

Notícias Recentes

Copyright BiohouseTerapias 2019. Todos os direitos reservados