O Desenvolvimento Infantil

O Desenvolvimento Infantil, segundo Jean Piaget  estamos em um estágio nos preparando para passar para outro.

A palavra Desenvolvimento define a passagem de um estágio de menor equilíbrio para a passagem de um estágio superior.

O Primeiro Estágio: é o Sensório motor – psicológico é dividido em seis subestágios de 0 a 2 anos.

Os Subestágio são:

  1. Estágio dos reflexos:  do  1 ao 2 mês

A Vida Mental da criança ainda há um reflexo instintivo exemplo se tocar pé do bebê ele puxa e se tocar na mão ela fecha. Nesse momento a criança responde com movimentos totais outro exemplo é quando a mãe chega no berço e a criança reage se mexendo nesse momento não existe a inteligência e sim a condução por reflexo.

  • Estágio de Esquemas:  do 3 ao 4 meses

A criança está começando a perceber o corpo, ela já está fazendo alguma generalização construções de esquemas visuais, exemplo: a criança começa a coordenar os braços a boca e faz algumas funções. A consolidação interna acontece de tanto a criança exercitar ela descobre para que serve e essa ação se aprimora e passa a ser um conhecimento internalizado por ela.

  • Estágio das Reações Circulares: do  5 ao 16 meses

Nesse momento a criança começa ter intencionalidade, ou seja,  começa a ter intenção de pegar algo, rolar no berço ou chão e a coordenação é um pouco mais elaborada.

  • Estágio da Coordenação das Ações:  do 6 meses em diante

A criança adquire habilidade de coordenar as ações exemplo: ela pega chocalho bate e mexe.

  • Estágio da Coordenação dos Objetos:  do 7 ao 18 meses

A criança começa observar os objetos  no seu campo de visão, um exemplo clássico é colocar objeto na visão da criança e esconder na sequência a típica brincadeira do sumiu e achou.

  • Estágio da Combinação Interna:  do 12 ao 18 meses

Início da simbolização, interiorização e ação. Nesse momento a criança tem solução internas para os problemas que ela tem nas ações do dia-dia. A criança começa a ter o início da linguagem gestual e expressão facial para expressar suas vontades.

O Nível Sensório Motor Oral a criança não tem nenhum  consciência do limite dela e do mundo (adualismo) falta do condicionamento da criança de seu próprio eu.

O Segundo Estágio: Pré Operante vai dos 2 ao 7 anos, desenvolvimento da inteligência intuitiva, emocional, sentimentos individuais  e a relação social de submissão ao adulto.

O Terceiro Estágio: Operações Concretas 7 ao 11anos, operações intelectuais concretas surge julgamento e os sentimentos morais e sociais.

O Quarto Estágio: Operações Formais ou Proporcionais  dos 11 aos 16 anos operações intelectuais abstratas formação da personalidade inserção afetiva e intelectuais na sociedade dos adultos.   

“Direitos reservados ao autor do Texto. Não pode ser reproduzido sem o devido crédito parcial ou integral.”

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução totalparcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da Biohouse Terapias.