O desenvolvimento humano pleno se dá com envelhecimento humano que acontece no desenvolvimento da vida idosa.
Envelhecer é um ato sublime da vida, um presente a ser apreciado com muita leveza, cuidado e paciência.
A população mundial a cada ano tem aumentado o nível de pessoas idosas e muito tem si discutido o envelhecimento saudável e busca de novas formas de se viver com qualidade de vida e bem estar.
O Desenvolvimento da Vida Idosa está divido nesse texto em três etapas: Física, Cognitivo e Social
O Desenvolvimento Físico na Vida Idosa: é desencadeado por reações físicas, psicológicas, comportamentais da forma que o sujeito encara o processo de envelhecimento com otimismo e alegria ou como o fim de tudo; essa percepção impacta diretamente em sua saúde física, psíquica, emocional e na sua interação social ou tendência ao isolamento.
Sabemos que alguns declínios físicos são típicos dessas fases que se se inicia para as mulheres com menopausa que é primeiro sinal biológico do envelhecimento. E para os homens com declínio sexual na produção de espermatozoides e ereção.
As células param de reproduzir o corpo se torna frágil, vulnerável, aumento dos desequilíbrios e quedas; as habilidades sensoriais: acuidade visual, auditiva, força muscular, vigor diminui, rebaixamento do sistema imunológico com enfraquecimento do corpo.
Vale salientar que todos os sintomas acima apresentados são relativos; pois existem muitos idosos ativos sem qualquer alteração que mantém estilo de vida saudável.
O Desenvolvimento Cognitivo na Vida Idosa: está intimamente ligado com forma com que o idoso pensa, lembra do passado e busca perspectivas para futuro.
Quanto mais ativo, dinâmico e com interação social o idoso se comporta melhor será o processo de envelhecimento com a perspectiva de desenvolver novas habilidades cognitivas e aprimorar a inteligência emocional.
A capacidade de apreender, reaprender e recordar está ativa durante toda a vida e quanto mais se treinar inibe os processos de declínio, dependência e perda da autonomia.
O Desenvolvimento Social na Vida Idosa: no mundo moderno a interação social tem sido valorizada para manter idosos ativo na prática de esportes, atividades lúdicas, artesanatos, serviços comunitários e voluntários, eventos e festas dedicados exclusivamente para os idosos. Muitos idosos tem ampliados sua interação social para se manter ativos antenados ao mundo moderno e suas tecnologias. E tem buscado desenvolver novas habilidades para interação social com auxilio das tecnologias e das mídias sociais.
O Desenvolvimento na Vida Idosa é arte de se reinventar e buscar novas possibilidades para bem viver.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da Biohouse Terapias.