Algumas mães podem ter problemas para amamentar. É preciso orientar e dar mais apoio a essas mães.
Quando a mãe está com rachadura nos mamilos, é importante que você, líder, oriente a família e a mãe para:
– Verificar se o bebê está abocanhando bem o peito;
– Colocar o bebê para mamar primeiro no seio que está menos doído;
– Dar mais vezes o peito em mamadas mais curtas;
– Fazer massagem e esvaziar os seios com as mãos;
-Passar, depois de cada mamada, um pouco de leite no mamilo e na aréola, deixando secar antes de se vestir.
Para cicatrizar as rachaduras do mamilo, a mulher deve tomar sol com os seios descobertos ou fazer banho de luz, várias vezes ao dia. O banho de luz é feito com uma lâmpada de 40 watts, a um palmo de distância do seio, por 5 a 10 minutos. Enquanto faz o banho de luz a mulher vai passando no mamilo e na aréola um pouco de leite para não ressecar a pele.
A mulher poderá contratar com consultor em amamentação, é um profissional da saúde na maioria das vezes um fonoaudiólogo com essa certificação e com especialidade em laserterapia para realizar os cuidados com os mamilos e melhora no processo de amamentação.
O que é INGURGITAMENTO?
Ingurgitamento é quando as mamas estão muito cheias e duras. Isso acontece quando a mãe produz mais leite do que o bebê consegue mamar.
E se as mamas estão muito cheias, o bebê não consegue abocanhar bem. Antes das mamadas, é preciso que a mãe esvazie um pouco as mamas com as mãos. Colocar o bebê para mamar mais vezes também ajuda no processo de esvaziamento das mamas.
Entre uma mamada e outra, é bom fazer massagem em todo o seio, com as pontas dos dedos, começando na aréola, isso ajuda a diminuir o ingurgitamento.
O que é a MASTITE?
A Mastite é a inflamação do seio. A mulher com mastite fica com mama cheia, avermelhada e muito dolorida. Sente mal-estar, febre e calafrios.
E mesmo com a mastite a mãe pode continuar amamentando, pois esse leite não faz mal para o bebê. E para melhorar a mastite, é preciso também esvaziar as mamas com as mãos e dar de mamar mais vezes.
E é claro acompanhamento médico e de um consultor de amamentação.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da Biohouse Terapias.