AUTISMO e DESFRALDE

O desfralde faz parte do processo natural do desenvolvimento infantil; quando uma criança consegue sinalizar que tem vontade de fazer suas necessidades fisiológicas.

O Período de desfralde:

O período de desfralde pode levar de 2 a 4 meses, dependendo da criança. Não é considerado um problema quando a criança tem perdas de xixi ou cocô até os 5 anos de idade. 

Vale, ressaltar que temos que respeitar o tempo de cada criança e quando a criança tem o Transtorno do Espectro Autista -TEA dependendo grau pode levar um tempo maior para desfralde.

O desfralde deve ser executado pela família e cuidadores da criança os profissionais da saúde cabe orientação. Em sessão de terapia como: fonoaudiologia, fisioterapia, neuropsicologia, psicólogo, nutricionista, etc… quando há criança está com a fralda cheia ou menciona vontade de xixi ou cocô cabe ao profissional parar terapia, e levar a criança até recepção e cabe a família ou cuidador levar criança ao banheiro para o asseio correto.

No entanto, a efetivação do direito à saúde da criança e do adolescente é um dos deveres que incumbe à família, conforme artigo  do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente.

Em, hipótese alguma os terapeutas profissionais da saúde com nível superior como: fonoaudiologia, fisioterapia, neuropsicologia, psicólogo, nutricionista, etc… troca ou executa desfraldes de criança.

Não cabe aos profissionais de saúde tocar em partes íntimas de nenhum paciente e sim orientar aos pais como executar desfralde.

É, importante que na Clínica ou Consultório sempre tenha o familiar acompanhante ou cuidador da criança para qualquer emergência a responsabilidade é dos pais.

A Clínica ou Consultório não é deposito de ser humano onde os pais deixam o filho para que o profissional terapeuta cuide. É, sim um espaço de desenvolvimento e participação da família.

Para mais dicas: Siga redes sociais @biohouse_terapias – YOUTUBE BIOHOUSE TERAPIAS – (280) Biohouse Terapias – YouTube