O Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde e a chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio da vida; por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).
Agora com essa medida o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece práticas e terapias alternativas para à saúde como: meditação, arteterapia, reiki, florais, musicoterapia, aromaterapia, ioga, Shiatsu e tratamentos osteoáticos, quiropráxico, naturopático.
Vejamos abaixo os benefícios das Práticas e Terapias Complementares à Saúde:
Acupuntura: é uma ciência milenar que ajuda no tratamento de dores com sua ação de analgesia, além é claro da sensação de aumento de bem-estar provocado pela estimulação dos pontos que aumenta a energia e diminui as dores corporais.
E pesquisas apontam que acupuntura ajuda no controle do estresse e da ansiedade, prevenindo depressão e melhorando os casos de depressão já instalados.
Florais: é prática de uso de essências florais para relaxamento e a cura de um determinado problema de ordem física, psíquica ou emocional. Um exemplo paciente com muito rancor, ódio o floral apropriado não combaterá esse sentimentos negativos, mas proporcionará um estágio energético de bem estar para assim desenvolver um sentimento antagônico ao ódio que é o Amor, a compaixão restabelecendo equilíbrio e a paz da alma.
Reiki: é a terapia da imposição das mãos do terapeuta sobre o paciente para reequilibrar os centros energéticos de forças vitais do corpo humano. Estudos relacionados com essa terapia comprovam que o Reiki provoca redução do estresse, ansiedade e depressão proporcionando ao individuo um estágio de bem-estar, leveza; ocasionado pela oxigenação das células do corpo.
Aromaterapia: é uma ciência que usa de fragrâncias para fins curativos com base em óleos aromáticos, essenciais extraídos de flores e plantas, com benefícios medicinais capazes de melhorar o bem-estar psicológico e físico e aliviar dores.
Shiatsu: é uma massagem realizada com pressão dos dedos do terapeuta na pele do paciente com pressão com finalidade de eliminar tensões que impedem circulação sanguínea no corpo e equilibras os canais e meridianos energéticos do corpo. Pesquisas comprovam que o Shiatsu ajuda reduzir distúrbios comportamentais como agitação e agressividade.
Ioga e Meditação: são consideradas ginásticas para cérebro, porque envolvem diferentes partes do órgão para prática de respiração consciente, movimentos, posturas, visualizações e concentração. E também podem reduzir hormônios do estresse e fatores inflamatórios, além de ajudar a controlar a ansiedade.
Musicoterapia: usa a música e seus elementos e instrumentos como: som, ritmo, melodia e harmonia para a reabilitação física, mental, emocional e social do indivíduo. Estudos demonstram que musicoterapia ajuda na timidez, expressão verbal, autoestima, interação social e na melhora da saúde.
Arteterapia: são todas expressões artísticas utilizadas com fins terapêuticos para reabilitação e interação social do individuo. Além da forma de expressar aquilo que o adulto ou a criança não consegue dizer utilizando as palavras se expressa na forma da arte; ou melhor, se transforma em estado da arte.
“A saúde não é apenas o estado da ausência de doença, mas sim um estado de saúde física, mental, emocional e social”.
“Assim, as patologias são sintomas graves da materialização de sentimentos negativos. E essa crença tira o foco da enfermidade para olhar a condição individual do paciente e atuar nos bloqueios e nas disfunções mentais e emocionais, estimulando o que há de melhor em cada um”.
O texto é de Autoria Dra. Elizangela Aparecida Barbosa, fonoaudióloga e gestora da Franquia BIOHOUSE Terapias. Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da Biohouse Terapias.