Ajudando meu filho a ter bons hábitos

9 de janeiro de 2020 by Bio House Terapias0
bons-hábitos.jpg

Em geral temos nossa própria forma de interagir com nosso filho durante o dia e na hora de dormir. Criamos diferentes meios e hábitos do sono diante da dinâmica da casa e da família, mas nem todas as rotinas ou hábitos funcionam igualmente bem para todos.

Diante da dinâmica da família e da história que cada uma traz consigo, diferentes hábitos e gatilhos serão incorporados. Haverá famílias que dormirão todos no mesmo cômodo, ou até mesmo na mesma cama. Famílias que residem em áreas mais barulhentas com tráfego intenso, ou ambientes mais silenciosos. Haverá o bebê que aprenderá a adormecer mamando no peito, sugando uma mamadeira, balançando em uma cadeirinha, no colo dos pais ou dormirá sozinha no berço.

Mesmo acreditando que alguns hábitos sejam mais adequados, se sua rotina atual está funcionando para sua família, se vocês estão felizes com ela, se seu bebê dorme facilmente e os despertares noturnos não são frequentes a ponto de criar privação de sono em vocês, muito provavelmente tudo está bom e não há necessidade de vocês alterarem.

Entretanto é importante considerar que algumas rotinas ajudam a melhorar a qualidade de sono do seu filho. Mesmo que não se incomode de levantar-se algumas vezes durante a noite, imagino que preferiria não se levantar mais.

Segundo especialistas é através das sinapses que criamos o hábito do sono, a repetição fortalece uma sinapse, gerando um hábito, esse pode ser associado a um bom hábito ou mau hábito, como adormecer mamando no colo, ou adormecer sendo ninado ou com chupeta, na cama dos pais, fazendo com que a criança acorde várias vezes durante a madrugada e que não consiga adormecer sozinha.

Toda mudança de hábito é desconfortável, por isso o bebê sentirá desconforto nos primeiros dias da nova rotina.

As crianças pequenas com frequência não conseguem voltar a dormir sozinhas rapidamente após um ciclo ou despertar, muita das vezes ela foi adormecida em um ambiente e despertou em outro, isso causa uma sensação estranha, como se algo tivesse errado, por exemplo, caso a última coisa que tenha visto antes de adormecer seja o colo dos pais, e ao acordar entre um ciclo e outro, esteja em um berço, esse fato, a assustará e a fará chorar, pedindo socorro.

A rotina auxilia muito o dia a dia dos pais com o bebê, principalmente porque ajuda a conhecer a criança e identificar os tipos de choro do bebê. Quando se segue uma rotina, se tem mais certeza se o choro do bebê está relacionado a fome, a hora de dormir ou cansaço, além dos sons soarem diferentes, a insegurança na família se reduz, por saber que o bebê está próximo da hora de dormir, ou próximo da hora de mamar. A criança também se beneficia muito da rotina, pois eles não gostam de serem surpreendidos, a surpresa traz uma sensação de insegurança. O ajuste/implementação da rotina, permite a sensação de segurança, proteção, evita as birras, pois a criança já sabe o que acontecerá após determinado evento ou atividade.

A Mudança de hábito deve ser feita com acolhida. É importante não deixar o bebê chorando sozinho, pois ele ainda não possui maturidade para entender que a mãe está no quarto ao lado, toda mudança de hábito deve ser feita com muita acolhida. O choro de um bebê muitas vezes é inevitável, então quando acontecer é importante que um adulto esteja ao lado do bebê tentando acalmá-lo e passando segurança para ele. É muito importante criar hábitos ao longo do desenvolvimento do bebê, o qual a família concorde que sejam hábitos positivos. Muitas vezes o ato de adormecer está associado a um hábito que nós adultos ensinamos repetidamente para a criança, como o uso de chupeta, mamar no peito, ninar, pegar no colo.

Nossa missão reabilitar e lhe proporcionar o melhor atendimento venha para Clínica BIOHOUSE Terapias nossas especialidades são: fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia.

Nosso endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 118 Sala 2403 – andar 24 – Centro de São Paulo – SP.

E atendemos também atendimento domiciliar (home care), o custo deslocamento é passeado no CEP de atendimento entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 96497-8157 e passamos valor da consulta.  Agende sua consulta!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Você profissional de uma das seguintes áreas venha ser um franqueado: fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

Notícias Recentes

Copyright BiohouseTerapias 2019. Todos os direitos reservados