Os cuidados com higiene pessoal e aparência são de extrema importância para saúde e bem-estar do paciente; tendo também um papel de relevância na autoestima na apresentação social do mesmo e com impacto direto na interação social com as pessoas.
O banho está intimamente ligado à assepsia e controle na proliferação de doenças; sendo necessário diariamente ou quando ocorrer alguma necessidade imediata ocasionada por algum imprevisto.
- Organize rotina de higiene com horário pré-estabelecido para o banho. Caso paciente recuse o banho naquele momento, aguarde um pouco mais; porém nunca deixe de fazê-lo, seja incisivo.
- Simplifique o banho o máximo possível, tornando-o breve; deixe todos os produtos no banheiro e próximo à mão e na ordem de uso.
- Faça uso do chuveiro ou ducha manual, evite banheira apenas para caso que paciente não tenha comprometimento motor e com supervisão de um profissional ou familiar para ajuda-lo. Certifique a temperatura que saí do chuveiro está adequada ao paciente.
- Permita que o paciente usufrua do banho e se banhe com a maior autonomia possível. Auxilie apenas no que for necessário.
- Supervisione o uso adequado da escova de dente e a higiene bucal e das próteses dentárias.
- Permita que antes do banho a pessoa escolha suas roupas, perfume e cremes e oriente o mesmo quanto às combinações estéticas viáveis e adequadas para a estação e a temperatura.
- Antes de adentrar ao banheiro deixe roupa na ordem de colocação, para que o paciente possa vestir-se sozinho. E permita que paciente se enxugue e possa penteia o cabelo sozinho. E caso ele não consiga auxilie dando as instruções por etapas no caso peça por peça; se mesmo assim a dificuldade persistir, ajude-o solicitando ao máximo sua participação.
O texto é de Autoria Dra. Elizangela Aparecida Barbosa, fonoaudióloga e gestora da Franquia BIOHOUSE Terapias.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da Biohouse Terapias.